Maria Aparecida das Neves

Maria Aparecida das Neves

Maria Aparecida das Neves é CEO do Grupo Essence, empresa que, há mais de 20 anos, atua na distribuição de produtos e na promoção de cursos que ajudam as pessoas a viver melhor e com mais qualidade de vida.

No Brasil, o Grupo Essence representa, desde 2012, a Tisserand Aromatherapy, a marca número 1 em Aromaterapia no Reino Unido. Seus produtos, mundialmente reconhecidos, são encontrados por toda a Europa em mais de 20 mil lojas. 

Formada em Psicologia – com especialização em Transtornos Alimentares e Psicologia do Esporte –  Aparecida nasceu com uma paixão: a vontade de ajudar as pessoas em seu processo se autoconhecimento e assim, a viver melhor. Esta é a principal razão para seguir atendendo pessoas, até hoje, em seu consultório. 

Paralelamente à atuação na clínica, ingressou no caminho das práticas complementares, descobrindo, assim, os Florais de Bach e a Aromaterapia: caminhos naturais e eficientes que promovem saúde, beleza e bem-estar. 

Surgiu, então, outro desejo: compartilhar este precioso conhecimento com um número maior de pessoas – o que a colocou no caminho da Educação. 

Aparecida é professora nos cursos de Certificação Internacional Dr. Edward Bach e de Aromaterapia Básica, Integrativa e Avançada no Espaço Cultural Tisserand. É professora titular dos módulos de Aromaterapia e Florais de Bach no curso de Pós-Graduação em Naturopatia da UNIP, em São Paulo, e da Especialização em Fitoterapia e Plantas Medicinais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 

Há alguns anos, outra atividade muito especial passou a fazer parte da rotina de Maria Aparecida: a coordenação das Terapias Botânicas do Núcleo de Cuidados Complementares e Integrativos (NUCCI) do Centro de Reabilitação e Hospital Dia (CRHD). O trabalho acontece no Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). 

Além de levar a Aromaterapia e os Florais de Bach a entidades de tanto prestígio, também atua como palestrantes em congressos e conferências, além de organizar eventos, como o Simpósio Internacional de Aromaterapia e Bem-Estar. 

 

Perfil Acadêmico

No âmbito acadêmico, sou professora titular e docente das disciplinas de Aromaterapia e Florais de Bach no Curso de Pós-Graduação em Naturopatia da UNIP, e da Pós-graduação em Fitoterapia e Plantas Medicinais da Faculdade de Medicina da USP e palestrante em diversos congressos e conferências presenciais e online.

LIVROS

Coleção Caras Zen (Editora Caras, 2004)
A convite da Editora Caras, Maria Aparecida das Neves foi co-autora do livro “Florais”. Numa linguagem simples e direta, apresentava aos leitores o sistema de cura criado por Edward Bach.

 “Diário aromático com os óleos essenciais das escrituras sagradas”

Neste livro, de autoria de Maria Aparecida e Kátia Veloso, o leitor não se limita, apenas, a conhecer os benefícios e propriedades terapêuticas dos 12 óleos sagrados –  sândalo, cássia, cedro, cipreste, olíbano/frankincense, gálbano, hissopo, murta, benjoim/ônica, mirra, nardo e cisto/ládano. Ele é convidado a iniciar uma jornada com o uso destes óleos, por meio de exercícios de meditação e reflexões. E mais: o leitor é estimulado a registrar no diário esta experiência de conexão com o sagrado divino da matéria aromática. É uma deliciosa jornada pelos óleos que permearam a história da humanidade com a possibilidade de o leitor também criar a sua história a partir da experiência com eles. 

 

CD – Música para os Florais de Bach Originais 

Os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes, em parceria com Maria Aparecida das Neves, lançaram o CD Duplo “Música para os Florais de Bach Originais”.  Durante dois anos, os músicos experimentaram cada um dos 38 Florais de Bach Originais e, com a orientação de Maria Aparecida criaram 38 músicas instrumentais a partir das próprias transformações que vivenciaram. 

Social

Maria Aparecida das Neves participa de vários projetos sociais, há mais de 15 anos, para levar os Florais de Bach e a Aromaterapia à população carente.

É coordenadora de um ambulatório na Obra do Berço, organização que oferece proteção social a pessoas de comunidades de alta e altíssima privação social da zona sul de São Paulo, e do ACOMI (Associação Comunitária Micael). Nestas instituições, desenvolve, o Projeto Floral, por meio do qual, com ajuda de uma equipe de voluntárias, oferece suporte emocional com a ajuda das essências de Bach. 

Também já atuou em outro projetos sociais, tais como o Re-criança, orientação e profissionalização de menores em conjunto com a Secretaria Estadual do Menor; atendimento aos pacientes portadores de transtornos alimentares No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; participou da criação do G.A.T.A (Grupo de Apoio aos Transtornos Alimentares), um programa de cunho analítico e psicopedagógico.